quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Considerações (in)úteis – Parte 1 - L’appartement

Percepções, dicas e blá-blá-blá sobre Montreal na visão da Ale.

Como já mencionamos anteriormente, este é um capítulo à parte, mas vou dar uma pincelada no que foi entrar no pequeno studio que estamos chamando de lar por este mês.

Verdade seja dita, o apartamento é muito bem localizado, o prédio muito limpo, e não temos problemas com barulho ou vizinhos chatos por aqui. Mas o rapaz de quem sub-locamos o studio... SOCORRO!!! Ele não tem noções básicas de limpeza!

Bom, vamos do começo... Para escolher o apartamento, utilizamos a dica do Sandro e da Adri de procurarmos no Kijiji, refinando a busca por apartamentos para locação por curto período de tempo. Dentro desta seção, demos preferência aos imóveis mais perto da escola, e quando achávamos alguma coisa que poderia interessar, mandávamos o link para o Sandro e a Adri pra que eles pudessem entrar em contato, e caso o apartamento ainda estivesse disponível, eles ainda davam uma passada em frente pra ver se a vizinhança era legal, se o prédio era bom, etc e tal (ufa... cansei só de escrever!!!). Foram alguns dias de busca, centenas de imóveis pesquisados para escolher uma ou duas dezenas e finalmente ter que decidir entre dois apartamentos, ambos a menos de 1km da escola – ou seja, sem necessidade de usar metrô ou ônibus para ir estudar.

O primeiro era um pouco mais barato e aparentemente em melhores condições, mas precisaríamos abusar mais um pouco da bondade dos nossos amigos porque ele só estaria disponível a partir de 1° de Agosto (nós chegamos dia 21/07). Além disso, estava localizado numa região mais agitada e as pessoas entravam e saíam do prédio sem restrição.

O apartamento que acabamos escolhendo saía um pouco mais caro, mas pudemos entrar assim que chegamos (well, assim que conseguimos limpá-lo). Mas o que pesou mesmo foi a dica que a Adri nos passou: de que apartamentos meio “largados” geralmente dão problema. É o zelador que não cuida (aqui o zelador é como um síndico-administrador), vizinhos que incomodam... Neste aqui, a aparência do prédio era melhor, mais cuidado, só se entra com chave ou interfonando e a rua é mais tranquila. E tirando o fato de que o sujeito que mora aqui é “largado” demais pro nosso gosto, estamos muito felizes com nosso cafofo!

Pra deixar o lugar mais habitável, pegamos as dicas de produtos de limpeza da Adri (o básico: Hertel para o chão, limpa-vidros, Fantastik como desinfetante e para tirar as “cracas” e luvas – nunca achei que usaria luvas para fazer limpeza, mas não tive coragem de não usá-las).

Toda essa “epopéia” nos fez sentir na carne um dos principais desafios daqueles que decidem vir morar aqui: encontrar um apartamento que se enquadre nas suas necessidades. A menos que se tenha alguém que já conheça bem a cidade auxiliando na escolha, é muito fácil alugar gato por lebre por aqui, não por desonestidade dos locatários, mas porque não estamos acostumados a nos atentar para detalhes particulares das construções daqui. Por exemplo:

• se água quente, eletricidade, calefação e Internet estão inclusos no aluguel;
• se o apartamento tem fogão, geladeira e lavadora de louças e qual o estado de conservação;
• se a estrutura do prédio em madeira ou concreto – nos de madeira, além deles poderem abrigar “animaizinhos” indesejáveis, você escuta até a respiração do vizinho;
• qual foi a data da última reforma do prédio/apartamento;
• se o prédio permite máquina de lavar dentro do apartamento, pois dependendo do sistema de escoamento/esgoto, só pode-se usar a lavanderia coletiva, quando existe;
• se a região é calma ou barulhenta, se a vizinhança é boa, se é perto do metro;
• e pra finalizar, se ainda tiver filhos, precisa pensar onde estão as boas escolas para morar próximo à elas – porque aqui se estuda na escola do bairro!

Cansei de novo!!! Os detalhes são muitos, mas acho que consegui listar os principais... Tenho muito mais para escrever, mas vai ficar para outra hora.

Abaixo, umas fotinhas do “lar, doce lar”.

O prédio

Antes 1

Depois 1

Antes 2 

Depois 2
(Olha como ficou legal o tapete, Rê! Merci!)

(Obs.: não tenho a pretensão de estar completamente certa em minhas percepções e informações sobre Montreal e sua dinâmica. Seria muita presunção achar que entendo as coisas por aqui em apenas 3 semanas.)

Um comentário:

  1. Ahh, nada como um cafofo limpo! :-)
    Parabéns pela casa nova!

    Beijos,

    Julia.
    http://voilapourquoi.wordpress.com/

    ResponderExcluir