terça-feira, 26 de julho de 2011

Impressões da semana

Outro dia em que vou dormir tarde (ou cedo, considerando que já é quarta-feira). Como já disse ontem, ainda tenho muito o que escrever sobre a nossa chegada em Montreal, várias fotos, mas novamente preciso ser breve, para aguentar as atividades do novo dia. Não que seja um "fardo" estudar e andar pela cidade, mas essas coisas consomem muita energia.
Só gostaria de compartilhar minhas primeiras impressões sobre Montreal. A cidade e a região metropolitana possuem população equivalente às de Curitiba e RMC. Mas parece que as semelhanças não são muitas. Lembro de quando eu ainda morava no interior do PR e achava a capital uma cidade "grande", "cosmopolita", culturalmente rica e forte na economia. Bom, como já disse, há equivalência no quesito "número de habitantes", mas nos demais Curitiba está muiiiiiiiiiiiiito atrás. Para não falar das outras grandes cidades brasileiras, inclusive das megas São Paulo e Rio de Janeiro, se considerarmos o tamanho de suas populações e o que elas oferecem.
Por exemplo: estive comparando o PIB de Montreal, Curitiba, São Paulo e Rio. Segundo dados de 2008-2009, o Produto Interno Bruto de Montreal equivale a cerca de 31% do de São Paulo, 80% do do Rio e é 3,70 vezes maior que o de Curitiba. Deve se ressaltar que São Paulo e Rio de Janeiro são, respectivamente, cerca de 7 e 4 vezes mais populosas que a cidade canadense. Ou seja, a vantagem per capita de Montreal é muito superior à das metropoles brasileiras.
Há uma overdose de opções culturais e de lazer, um comércio vigoroso (com preços muitas vezes bem inferiores aos do Brasil), um paraíso de opções gastronômicas, uma babel de nacionalidades e línguas. Sem falar no quesito segurança, onde até chega a ser difícil para um brasileiro acreditar que possa andar nas ruas sem ser assaltado ou molestado, mesmo na alta madrugada (isso valendo para homens e mulheres). Que cidade brasileira, do porte de Montreal, possui 4 linhas de metrô, com 66 km de extensão, fora as 4 linhas de trens suburbanos? Mesmo considerando o inverno rigoroso destas bandas, não há como desconsiderar a beleza dos parques, jardins e arborização da cidade neste verão. No domingo eu e minha esposa visitamos amigos no bairro de Île des Soeurs, que é uma lindíssima combinação de parque e cidade, nada comparável aos centros urbanos apinhados que estamos acostumados a ver no Brasil.
Sei que não é legal ficar comparando o nosso País com as coisas positivas que a gente encontra noutros lugares, mas não dá para ficar quieto com tudo isso. É muito bom aqui! Recomendo a viagem a todos.
Logo estarei de volta com outros relatos desta nossa viagem. Uma boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário