segunda-feira, 25 de julho de 2011

Partida

Depois de muito tempo sem postar, estamos de volta... Definitivamente, não conseguimos escrever nada aqui nos últimos dias. Corremos um monte com os preparativos para a viagem e depois, já em terras canadenses, estivemos providenciando várias coisas para começarmos as nossas vidas de estudantes intercambistas. Não que tenhamos feito todo o necessário (ainda falta muito), mas pelo menos já conseguimos "entrar" no studio que alugamos (risos)... Isto merecerá um capítulo à parte, para as devidas explicações.
Nossas últimas horas no Brasil foram, no mínimo, inusitadas. Trabalhamos até a manhã do dia de nossa partida (quarta-feira, 20/07). Assim, tentando conciliar trabalho e providências pré-viagem, acumulamos muitos compromissos para a última hora, o que nos fez aceitar de bom grado a oferta voluntária e generosa de ajuda, feita por minha sogra.
Última noite, malas a arrumar, correrias para lá e para cá, eis que a minha esposa vai ao banheiro recolher algumas coisas. Thanam... o que poderia tornar o momento mais desesperador? Isso mesmo... o cano de água da pia do banheiro estourou! Coisa simples... gabinete echarcado, vários produtos danificados, banheiro alagado. Como o apartamento é "novo" e "bem conservado", quem disse que o registro do banheiro funcionava? Nada... Tivemos que fechar o registro geral, que vedou uns 95% do fluxo de água. Consequências: atraso nos preparativos e ida da sogra ao nosso apê no dia seguinte, para acompanhar o conserto hidráulico. Fomos deitar por volta das 02:30 hs, "mortos de cansaço".
Ironia: Minha esposa PRECISAVA trabalhar no dia 20, para não acumular horas negativas. Eu, contudo, já tinha uma quantidade de horas extras, suficientes para me livrarem dessa manhã de trabalho. Mas fui assim mesmo, tanto para dar um "apoio moral" à minha esposa, quanto para ajudar um colega que precisava concluir uma atividade com certa urgência. No fim, eu (que não precisava ter trabalhado) corri que nem um condenado, e minha esposa (que precisava cumprir horário) teve uma manhã bem tranquila. Mas tudo bem, passou...
Almoçamos rapidamente e partimos para o Aeroporto de Curitiba, com destino à Guarulhos/SP, onde embarcaríamos à noite rumo ao exterior. Uma observação importante: devido a aquisição de uma ida e volta por milhagem, e a outra ida e volta em $, eu viajei pela Air Canada e a minha esposa pela Continental. Nisso também pesou o fato dela ter passaporte português e eu não, o que lhe permitiu fazer escala em Newark e me obrigou a vir direto para o Canadá.
Eu, que nunca tinha ido além de Salto del Guayra/PY, estava super apreensivo em viajar sozinho, sem fluência no inglês ou no francês, tendo que fazer conexão em Toronto, passar pela imigração, etc. Mas foi super tranquilo no meu caso, desde o check in. Poucas perguntas, pouca burocracia, muita eficieência e, completada a longa viagem noturna, estava eu aguardando a minha esposa no desembarque do Aeroporto de Montreal. Já a Ale, teve alguns contratempos: primeiro no check in da Continental em Guarulhos, onde lhe fizeram um interrogatório, daqueles típicos da imigração dos EUA, para ela simplesmente PISAR no chão do Aeroporto de Newark, em sua conexão para Montreal. E, chegando aqui, a mala dela não veio... Foi chegar por volta de 10 horas após o seu desembarque, graças a Deus intacta, mas atrasada.
Esse foi o comecinho da nossa viagem. Ainda há muito o que escrever, mas já é tarde da noite e logo cedo teremos outro dia de aulas. Em breve estarei de volta com outras novidades e fotos da nossa viagem.

Um comentário:

  1. Ahh quant a coisa na última hora! Mas agora relaxem e deixem os problemas do Brasil pra trás! :-)

    Foco no francês e na exploração da cidade!
    Bonne chance!

    Julia.
    http://voilapourquoi.wordpress.com/

    ResponderExcluir